Cinco curiosidades sobre São Paulo, a terra da garoa!

Você sabia que a cidade de São Paulo está no ranking das maiores cidades do mundo? Não sabia? Clique aqui e veja essa e outras curiosidades sobre São Paulo.

Cinco curiosidades sobre São Paulo, a terra da garoa!

 

Sampa,  Pauliceia ou simplesmente "Terra da Garoa". Não importa o apelido, a cidade de São Paulo costuma marcar a vida das pessoas que moram ou visitam seus pontos turísticos. É impossível ficar imune a sua grandiosidade e história.

Entretanto, São Paulo também é conhecida como terra de oportunidades. O local é o centro financeiro do Brasil, onde concentra grande parte das empresas do país e com uma população acima de 12 milhões de habitantes.

Pode ser considerada também a terra dos encontros. Todos os anos, milhares de pessoas saem de suas cidades - e países - de origem para tentarem ganhar a vida na "cidade grande" e arrumarem empregos melhores.

Diante disso, é natural que São Paulo seja a cidade mais cosmopolita do país e tenha inúmeros locais que retratam esse intercâmbio cultural e mostram essa diversidade de visões que marcam a sociedade brasileira.

Tanto que há muitas curiosidades e destinos turísticos que mesmo os paulistanos mais fervorosos desconhecem. Conheça cinco fatos inusitados sobre São Paulo:

São Paulo representa 10% do PIB nacional

A cidade não é considerada a capital financeira do Brasil à toa. O local representa, sozinho, quase 11% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) do país e é sede de 63% das multinacionais presentes no território brasileiro.

Essa marca coloca São Paulo entre as dez cidades mais ricas em todo o mundo e com uma riqueza semelhante a da Grécia, por exemplo. Além disso, também abriga a BM&F Bovespa, a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.

O número de turistas é maior do que o número de habitantes 

A cidade de São Paulo possui pouco mais de 12 milhões de habitantes e é inimaginável pensar que haja espaço para receber um número igual de turistas no local. Mas foi exatamente isso o que aconteceu.

Em 2017, mais de 15 milhões de pessoas visitaram a capital paulista, de acordo com o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris e o Visite São Paulo. É um dos destinos turísticos mais visitados do país.

A cultura pulsa em São Paulo 

Quem visitou a cidade já teve a sensação de não ter visto tudo o que ela oferece. Isso porque São Paulo também é importante polo cultural do Brasil, com atrações em suas quatro regiões praticamente todos os dias do ano.

São mais de 110 museus, desde os mais famosos como MASP (Museu de Arte de São Paulo) até os mais curiosos, como o Museu da Tatuagem, 160 teatros, 39 centros culturais, mais de mil salas de cinema e 100 parques ambientais.

Um mundo inteiro em São Paulo 

Ainda hoje a cidade de São Paulo é reconhecida como porta de entrada para imigrantes que chegam ao Brasil. Uma rápida caminhada pelas ruas é suficiente para encontrar pessoas dos mais diversos continentes e territórios.

Tanto que o município concentra o maior número de japoneses, libaneses e italianos fora de seus respectivos países de origem. Estimativas apontam que quase metade da população paulistana é descendente de italianos, por exemplo.

 

Quarta maior cidade com concentração indígena no país 

Com seus enormes edifícios e reconhecida pela intensa aglomeração de pessoas na zona urbana, São Paulo também possui índios em aldeias localizadas na zona sul e oeste e é a quarta cidade com maior concentração indígena no país. 

São mais de 2 mil índios Guarani Mbya em duas terras específicas: Tenondé Porã, em Parelheiros, com as aldeias Barragem e Krukutu, e Jaraguá, na Zona Oeste. Além disso, há índios que migraram de suas terras de origem e vivem na zona urbana.

Veja também:

 


É possível encontrar boas ofertas para morar em São Paulo

A cidade de São Paulo tem fama de ter um custo de vida elevado e pouca oferta de imóveis à venda. Entretanto, é possível encontrar boas oportunidades de casas e apartamentos com preços bem acessíveis.

 

A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por oferecer grandes descontos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue arrematar seu imóvel no leilão de imóveis em São Paulo.

 

Sobre a Zuk

Com mais de 35 anos de experiência na área de Leilão de Imóveis e, além de ter as melhores ofertas, a Zuk conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao pós-venda!

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: