Roraima:Confira as 05 principais cidades para morar no estado

Deseja habitar em Roraima? Fizemos uma seleção com os 5 municípios mais relevantes da região

Roraima:Confira as 05 principais cidades para morar no estado

As 05 principais cidades para morar em Roraima ficam em um dos lugares mais remotos do território brasileiro. O estado faz divisa com o Amazonas e Pará, além do fato, de estar na fronteira com os países Venezuela e Guiana.

 

Se você deseja mudar de mala e cuia para o estado de Roraima é muito importante estar familiarizado com o clima quente e de certo mormaço abafado bem típico da região. Nesse sentido, as 05 principais cidades para morar em Roraima dispõem de apenas duas estações climáticas. Quando ocorre o verão tropical, o calor costuma ser bem intenso, mas há a possibilidade de banhos nos rios e nas piscinas com água doce para se refrescar.

Caso você não esteja tão habituado às altas temperaturas vale fazer a mudança durante o inverno. Nesta época, as chuvas constantes deixam o clima mais ameno e suportável às atividades cotidianas.

Uma das principais vantagens de morar em Roraima é a possibilidade de conhecer culturas diferentes como a indígena, a nordestina e a dos imigrantes venezuelanos. Sim, o estado é a principal porta de entrada da imigração originária da Venezuela.

Segundo a Unicef, estima-se que 32 mil venezuelanos estejam fixados em Boa Vista devido à crise migratória do país vizinho.

A população de Roraima cresceu 4,2%, atualmente, estima-se 631 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo que quase 50% da população residente é composta por migrantes e imigrantes.

Por que morar em Roraima?

Se você gosta de clima quente e deseja ter uma rotina menos corrida e com a possibilidade de apreciar natureza, às 05 cidades para morar em Roraima são apostas certeiras e que atendem esta demanda.

As belezas naturais de Roraima como vegetação tropical e do tipo savana, além dos rios que formam piscinas naturais convidativas a um bom mergulho são atrativos que fazem a cabeça dos habitantes e turistas da região.

Em resumo, morar em Roraima significa ter a oportunidade de conhecer novas experiências e costumes dentro de uma parte do Brasil que não é melhor ou pior, mas sim com características específicas que a diferencia das regiões Sul e Sudeste do país.

Veja também:

Por dentro da economia de Roraima

As 05 principais cidades de Roraima basicamente dependem da produção agrícola de soja e arroz como principal receita. O estado roraimense possui poucas indústrias, portanto, a pecuária de gado bovino bem como o extrativismo de madeira também são fios condutores da economia regional.

Ainda assim, Roraima possui o menor PIB (Produto Interno Bruto) entre os estados da nação brasileira. A economia roraimense tem forte dependência do setor público e do comércio, que juntos são os principais responsáveis pelas divisas estaduais.

Infraestrutura em Roraima

É importante você estar ciente que a geração de energia elétrica é um dos principais problemas estruturais para quem decide habitar nas 05 principais cidades de Roraima.
O estado de Roraima não está vinculado ao sistema de distribuição de energia brasileiro.


Desse modo, a região depende da energia que é produzida na Venezuela, o que gera com certa frequência desagradáveis blecautes e apagões na região.
Bem comum em terras roraimenses é o transporte fluvial, realizado por meio dos rios, e muito absorvido pelos moradores das áreas mais longínquas.

Uma rodovia federal que une Roraima ao Amazonas é a única via para fazer deslocamentos terrestres. O estado roraimense também é servido por um aeroporto de grande porte responsável pelas escalas com os aeroportos pequenos situados nas zonas rurais.

Cultura em Roraima

Morar em uma das 05 principais cidades de Roraima é estar fortemente mergulhado na cultura da floresta.

A presença da contribuição indígena está incorporada nas danças, comidas típicas e artesanatos.

Os trabalhos feitos a mão com madeiras, cerâmicas, cestos trançados com fibras naturais, entre outros, são facilmente encontrados nos distritos roraimenses.
Vale também destaca a gastronomia à base dos frutos amazônicos como o açaí, peixes e raízes como a mandioca estão presentes na culinária da região.

Veja abaixo as 05 principais cidades para morar em Roraima

Boa Vista: A capital do estado é a única capital brasileira localizada acima da linha do Equador. A cidade concentra a maior parte da população e dos serviços como hospitais, escolas e faculdades como a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Rorainópolis: Localizado a 298 km de Boa Vista é considerado o segundo município mais populoso de Roraima. O distrito possui a segunda maior economia do estado, só perdendo para a capital, as madeireiras são as responsáveis pela receita da cidade.

Caracaraí: Conhecida por Cidade-Porto, a cidade situada a 140 km de Boa Vista possui o maior movimento fluvial de Roraima. O município é famoso por abrigar o Complexo Turístico Ilha de Jarú e as Corredeiras do Bem-Querer para amantes da pesca esportiva ou da canoagem.

Pacaraima: Situada na fronteira com a Venezuela, a cidade é conhecida como Polo Norte de Roraima. A altitude do município faz com as temperaturas da região sejam mais baixas em relação a outras localidades do estado. Abriga o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada com pinturas rupestres entre outras curiosidades.

 

Cantá: Famosa como a capital do abacaxi, a cidade está situada na região metropolitana de Roraima. O município tem como diferencial a Serra Grande que costuma atrair os fãs de esportes radicais como trilhas e alpinismo.

Seu imóvel em Roraima você encontra na Zuk!

As 05 principais cidades de Roraima oferecem natureza e tranquilidade! Agora, é hora de preparar a mudança e encontrar os melhores imóveis na região que desejar! É preciso encontrar uma casa que atenda às suas necessidades e esteja bem localizada!

Para ganhar tempo e ainda encontrar excelentes ofertas, venha bater o martelo com a Zuk. Com mais de 35 anos de experiência, a empresa tem as melhores ofertas e conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua jornada de compra - da pesquisa ao pós-venda!

Venha conhecer as oportunidades de Leilão de Imóveis Roraima

 

O que achou da lista? Pretende morar em Roraima? Conte para a gente nos comentários e aproveite para se cadastrar em nossa plataforma.

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: