Curiosidades do Rio de Janeiro para quem deseja viver na cidade

Procurando um novo lugar para morar? Então confira as principais curiosidades do Rio de Janeiro.

Curiosidades do Rio de Janeiro para quem deseja viver na cidade

ACidade Maravilhosa não tem essa alcunha à toa. Sede do império português por mais de dez anos no século 19 e antiga capital do país, tornou-se o principal cartão-postal do Brasil no exterior. Por isso, descobrir todas as curiosidades do Rio de Janeiro é essencial para quem deseja morar na capital fluminense.

O que não faltam são histórias (e estórias) em cada esquina carioca. Todos os habitantes, independentemente da faixa etária, têm memórias que formam a narrativa oficial e simbólica da cidade. Rio de Janeiro é um caldeirão cultural, que combina a elite dos chefes de estado com personagens folclóricos do imaginário popular.

É impossível ficar indiferente a seus encantos. Acompanhar uma partida de futebol no Maracanã, saborear uma feijoada com caipirinha numa roda de samba ou caminhar na famosa orla de Copacabana, a "princesinha do mar" para Braguinha, são atividades imperdíveis para os velhos - e novos - habitantes.

Essas e outras curiosidades do Rio de Janeiro formam, no fim, a identidade carioca. Todas as cidades contam sua própria história, mas são poucas as que refletem isso no dia a dia de seu povo. Morar na capital fluminense é, antes de tudo, um estado de espírito. É uma decisão que mexe com a emoção, não com a razão.

Afinal, parafraseando o grande compositor Tom Jobim, você não mora no Rio; você namora o Rio. Viver lá é experimentar um caso de amor. Há desafios, sem dúvida, mas há também beleza, afeto e felicidade - ingredientes básicos para qualquer tipo de relacionamento!

Veja também:

Cidades do Rio de Janeiro: 5 Melhores Lugares Para Morar
Morar no Rio de Janeiro? Conheça os 5 melhores bairros da cidade

Por que morar no Rio de Janeiro?

Uma lista de motivos para morar na capital fluminense ficaria extensa e nem caberia neste texto. Não faltam situações e elementos que colocam a cidade entre os destinos preferidos para quem deseja mudar de ares. Ainda assim, é possível elencar dois fatores principais.

Uma das curiosidades do Rio de Janeiro que chamam a atenção das pessoas é sua beleza natural. A cidade possui lindas praias, algumas das mais famosas do Brasil, áreas verdes, como a Pedra da Gávea, e lagoas, como a Rodrigo de Freitas. Não é exagero dizer que é um dos locais mais bonitos do mundo.

Mas há também o desenvolvimento socioeconômico. É a segunda maior metrópole do país (atrás apenas de São Paulo) e tem o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto). Além disso, é um dos maiores centros econômicos do continente, abrigando grandes empresas e renomadas universidades.

Conheça algumas curiosidades do Rio de Janeiro

As oportunidades econômicas e suas paisagens naturais contribuem com a qualidade de vida da população, mas há outras questões que formam a identidade carioca. Só quem vive no dia a dia e anda pelas ruas do Rio de Janeiro consegue sentir isso. Confira algumas dicas para quem pretende morar na cidade:

Geografia do samba

Muitos desconhecem, mas as escolas de samba representam uma ótima oportunidade para conhecer a cidade. Ainda que o Carnaval reunisse milhões de pessoas no centro da cidade (antes da pandemia, evidentemente), as escolas de samba são provenientes de comunidades e incorporam suas características. Destaque para, entre outras, Mangueira e Salgueiro.

Templo esportivo

A cidade também é propícia para a prática esportiva. Não apenas por possibilitar atividades ao ar livre, mas pelos lugares que representam grandes momentos do esporte. O Maracanã, por exemplo, sediou duas finais da Copa do Mundo de futebol. Já o Boulevard Olímpico é um dos principais legados dos Jogos Olímpicos de 2016 - aliás, uma das curiosidades do Rio de Janeiro é que a cidade é a única da América do Sul a ter sediado as Olimpíadas.


Gastronomia variada

A efervescência cultural carioca, evidentemente, se refletiu na culinária. Não faltam opções aos moradores. Os pratos portugueses, claro, estão presentes, assim como as receitas herdadas dos escravizados africanos - com destaque para a feijoada. O interessante é notar a relação entre gastronomia e música, como o samba, que norteia a vida dos cariocas.

 

Maravilha do mundo moderno

Não há dúvida de que o Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais famosos do planeta. Mas poucos sabem que, em 2007, ele foi escolhido como uma das sete maravilhas do mundo moderno - uma lista que complementa as maravilhas da antiguidade. Ele está no Corcovado e é visita obrigatória para quem deseja morar na cidade.

Maior floresta urbana do mundo

O Rio de Janeiro não é apenas praia e sol. A capital fluminense também conta com extensa área verde. A ponto de possuir a maior floresta urbana do mundo. Por muito tempo, pensava-se que era a Floresta do Tijuca, mas hoje se sabe que esse título pertence ao Parque Estadual da Pedra Branca, que cobre 10% do município!

Está na hora de mudar para o Rio!

A partir do momento em que você conhece as curiosidades do Rio de Janeiro e todas as suas histórias, viver na "Cidade Maravilhosa" fica mais fácil e até mais divertido! Chegou a hora de fazer as malas e buscar novas oportunidades em terras cariocas - e o melhor jeito de conseguir isso é por meio dos leilões.

Essa modalidade de negociação combina praticidade com boas ofertas. O leilão de imóveis da Zuk tem mais de 35 de experiência e, além das melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra - do cadastro ao pós-venda.

Em nossa plataforma, você pode conferir leilão de imóveis no Rio de Janeiro e nos demais estados e regiões do Brasil. Está esperando o quê? Conheça o nosso site e cadastre-se pare receber todas as novidades!

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: