Cidades do Pará: Conheça os melhores lugares para morar

Procurando um novo lugar para morar? Então confira a lista que separamos com as melhores cidades do Pará.

Cidades do Pará: Conheça os melhores lugares para morar

Na língua tupi-guarani, seu nome significa "rio mar", ou seja, um rio tão grande quanto o mar. A sutileza dos povos originais do Brasil no batismo do segundo maior estado do país é uma amostra das vantagens que as melhores cidades do Pará têm a oferecer a quem deseja viver na Região Norte.

Morar em alguma cidade paraense é a oportunidade que uma pessoa tem de se conectar ao meio ambiente. Sim, o território foi abençoado, abrigando parte da Floresta Amazônica e importantes rios, como o Tapajós, Xingu, Tocantins, Araguaia e, claro, toda a bacia do Rio Amazonas.

O resultado? Incríveis belezas naturais e diferentes ecossistemas, que se misturam e proporcionam praias de água doce, cachoeiras, diversidade de fauna e flora, locais paradisíacos e importantes espaços de preservação ambiental. Viver no Pará é viver em comunhão com a natureza.

Mas não é só isso, evidentemente. As melhores cidades do Pará também são importantes polos econômicos e financeiros de toda a região Norte. Sua economia consegue ser igualmente diversificada. Ainda que o foco seja o extrativismo mineral e vegetal, o agronegócio, o setor industrial e o turismo também são relevantes.

O PIB (Produto Interno Bruto), por exemplo, é o 11º de todo o Brasil, sendo o maior de toda a região Norte e o terceiro se incluir também o Centro-Oeste. Nos últimos anos, a economia paraense obteve grande crescimento, acima da média nacional, impulsionando a formação de postos de trabalho formais com aumento de 3,5% ao ano na última década.

Veja também:

Por que viver no Pará?

A diversidade destacada na parte inicial do texto é justamente o primeiro ponto que atrai moradores de outras regiões. O Pará é o segundo maior estado em extensão territorial do Brasil (atrás apenas do Amazonas). Para se ter uma ideia, a região Sudeste inteira, com seus quatro estados, caberia em seu território.

Dessa forma, as melhores cidades do Pará tornam-se caldeirões culturais capazes de agradar os mais diferentes perfis. As civilizações indígenas, com destaque para os marajoaras, produzem lindas peças artesanais em cerâmicas. Já a influência religiosa produz grandes festas populares, como o Círio do Nazaré e os folguedos.

Por fim, não dá para ignorar a rica gastronomia paraense, influenciada por sua localização privilegiada. Com grande influência indígena também, utiliza ingredientes próprios da região. Entre os pratos mais saboreados estão a moqueca, o cuscuz, o caruru, o pato no tucupi e, claro, os peixes.

As melhores cidades do Pará que você deve conhecer

Da capital a importantes cidades interioranas, o Pará tem boas opções para quem deseja mudar de vida.


Confira:

Belém: A capital paraense, claro, comanda a lista. Uma das cidades mais importantes do ponto de vista histórico, cultural e econômico do país, Belém dispõe de grande estrutura urbana. É o segundo município mais populoso e tem a sexta posição no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de toda a região Norte.

 

Santarém: Banhado pelo Rio Tapajós, possui lindas praias de água doce em seu território. Além disso, é o terceiro município mais populoso de Pará, possibilitando a criação da região metropolitana de Santarém. A cidade é o principal polo econômico, financeiro e cultural da região Oeste do estado.

Ananindeua: Integrante da região metropolitana de Belém, Ananindeua é uma das melhores cidades do Pará justamente pela proximidade com a capital. É o segundo maior município do estado, possui um campus da Universidade Federal do Pará e dispõe de ótima localização com a rodovia BR-316, conectando-o com o restante do país.

Marabá: Mais um importante polo econômico paraense, Marabá é a quarta cidade mais populosa do estado, mas a terceira com o melhor PIB e a quarta com melhor IDH. Possui uma das melhores infraestruturas da região do Carajás e uma das mais importantes da região Norte.

Parauapebas: Por estar localizada na Serra do Carajás, maior província mineral do planeta, a cidade é uma das mais ricas da região. É o segundo maior PIB do estado, atrás apenas da capital, e tem o terceiro melhor IDH. A miscigenação é marca considerável da formação social de Parauapebas, que recebe moradores de diversos cantos do país.

Seu imóvel paraense está na Zuk!

Agora que você já sabe sobre as melhores cidades do Pará, é hora de planejar sua mudança! É preciso encontrar o local que melhor atenda a seu perfil e seus objetivos, assim você consegue pesquisar e se planejar para arrematar seu imóvel no Leilão de Imóveis no Pará.

Para obter as opções mais interessantes, confira o Leilão de Imóveis Online da Zuk - empresa com mais de 35 anos de experiência - que além de te oferecer as melhores oportunidades, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao pós-venda!

 

Gostou do texto? Já imaginou como seria sua vida no Pará? Aproveite para se cadastrar em nossa plataforma!

 

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: