Tocantins: Fique por dentro das 05 melhores cidades para morar

Deseja fincar as bases na região Norte do Brasil? Confira as 05 melhores cidades para morar em Tocantins

Tocantins: Fique por dentro das 05 melhores cidades para morar

Descoberto no ano de 1610, as  melhores cidades para morar no Tocantins tiveram seus sertões explorados por expedições francesas já fixadas no Maranhão. Contudo, o caminho para desbravar a região foi traçado pela foz do rio homônimo que banha o entorno.

Apenas em 1988, Tocantins, o estado caçulinha passou a integrar a união federativa. Desse modo, a capital Palmas recebeu o Memorial Coluna Prestes, o mais cartão-postal mais famoso da cidade com assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer (1907 - 2012).

Porém, apesar da pouca idade, o estado do Tocantins concentra mais 1,5 milhões de habitantes, de acordo com o último censo. Em outras palavras, as 05 melhores cidades para morar no Tocantins possuem economia estabilizada nos setores de serviços, comércio, indústria e agricultura.


Todavia, vale ressaltar a relevância dos investimentos de agronegócio que coloca o Tocantins em destaque no cultivo de arroz, soja e açaí, de acordo com dados do IBGE.

Além disso, o turismo tocantinense faz bonito por conta de suas paisagens naturais singulares.

Ou seja, o distrito concentra destinos mundialmente famosos, caso da Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. A região do Jalapão, o paraíso de dunas, rios e cachoeiras, também brilha na trilha turística tocantinense.

Em síntese, as melhores cidades para morar no Tocantins detém portes variados com logística bem organizada, sem abrir mão da atmosfera interiorana que injeta charme extra à localidade

 

Veja também:

Terra de oportunidades

De antemão, o estado tocantinense é, predominantemente, influenciado pelo bioma do cerrado, mas também possui áreas de Floresta Amazônica e do ecossistema pantaneiro. Sendo assim, o local tem especificidades marcantes por ser banhado por diferentes tipos de rios, cachoeiras, cânions, praias fluviais, além das cavernas e das grutas.


As melhores cidades para morar no Tocantins agregam povos e etnias oriundos de todos os lugares. Sem contar que, no passado, o fluxo migratório do garimpo trouxe pessoas do Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e, claro, de outros estados nortistas. Como resultado, temos a presença marcante das diversas manifestações culturais realizadas na região.


Portanto, a herança das comunidades originárias está delineada na essência do povo. Nesse sentido, a identidade regional perpassa pelas festividades desde religião, folclore até o cardápio culinário, que são os pilares responsáveis pela manutenção do legado ancestral.


Dessa forma, o peixe tucunaré, tipo abundante na região, assado na folha de bananeira é um dos sabores mais apreciados no Tocantins. Sem contar, os frutos saborosos ? e típicos do cerrado ? como o murici, o jatobá, o pequi, o araticum e a mangaba. O capim dourado do Jalapão, matéria-prima que gera ricos artesanatos, é outro patrimônio tradicional do Tocantins.

Conheça abaixo as 05 melhores cidades para morar no estado de Tocantins

Palmas: A capital tocantinense é a última cidade planejada do século XX. A terra das oportunidades costuma atrair empresários em busca de ótimos negócios. Uma das mais arborizadas do país, segundo a Sociedade Brasileira de Arborização, o distrito tem produção de 1 milhão e 500 mil mudas de plantas ornamentais por ano.

Araguaína: Localizada a 370 km da capital, o lugar é conhecido como a terra do boi gordo. Como se trata de uma cidade universitária há uma oferta de serviços como comércio, restaurante, farmácias entre outros centros de compras. A infraestrutura diferenciada também se deve à sua condição de capital econômica do Tocantins.

Gurupi: Chamado de "Diamante Puro" do Tocantins, a localidade está a 200 km da capital. A formação do município está intimamente ligada à construção da Belém-Brasília, marco do progresso de várias cidades da região. Gurupi é nome de origem indígena, na língua tupi, que significa "rio das ro­ças".

O local é o terceiro em desenvolvimento no estado e tem serviços, hospitais, escolas e universidades com cursos de prestígio como Direito e Medicina.

Porto Nacional: Considerado um polo regional próximo à capital Palmas é um importante acesso para algumas regiões do estado e do país. A cidade a 70 km de Palmas funciona como uma base para organizar o fluxo turístico do Tocantins. Além do acesso às rodovias estaduais, possui aeroporto que atende voos charters e regulares.

Paraíso do Tocantins: É a sexta mais rica do estado, PIB de 584 milhões, de acordo com o IBGE, está situada a 60 km de Palmas. Com dois parques industriais e economia focada em agropecuária e comércio é considerada a melhor cidade do interior do Tocantins, para se viver segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Sobre a Zuk

A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por possibilitar descontos vantajosos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue comprar seu imóvel no Leilão de Imóveis

Para garantir uma boa oferta no imóvel que você está buscando, é essencial contar com o apoio de uma empresa parceira. Para isso, confira o leilão de imóveis Zuk, empresa com mais de 35 anos de experiência na área que, além de ter as melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao pós-venda!

 

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: