Teresina: Seleção dos 10 melhores bairros para morar na capital do Piauí

Deseja habitar em Teresina? Fizemos uma seleção com os 10 melhores bairros da cidade

Teresina: Seleção dos 10 melhores bairros para morar na capital do Piauí

 

Teresina é uma das capitais mais jovens do país. Os 10 melhores bairros para morar estão cravados em uma das primeiras cidades planejadas da nação.O município foi fundado em 1852 levando em conta a abreviação do nome de Teresa Cristina como homenagem à esposa do imperador Dom Pedro II.

Pode até ser que você conheça a fama de Teresina por conta das altas temperaturas, além de ser a única capital do nordeste que não é banhada pelo mar. Isso não impede os interessados em morar nos 10 melhores bairros da cidade para desfrutar das belezas naturais do entorno.


Encravada às margens do Rio Poti, a capital do Piauí tem fama de receber a incidência de luz solar durante o ano inteiro. Também conhecida como ?cidade verde?, as ruas de Teresina são altamente arborizadas e entrecortadas por bosques e mais de 20 de parques que funcionam como uma espécie de pulmão verde para aplacar o calor no período do Br-ó-bró.

A expressão é famosa na região para definir os meses mais quentes do ano e que são terminados com a sílaba bro - setembro, outubro, novembro e dezembro.

Segundo dados do IBGE, atualmente, Teresina agrega mais de 850 mil habitantes e figura na 21ª posição de cidade mais importante do Brasil, além de ser a 7ª capital mais rica do Nordeste.

Por que morar em Teresina?

Poucos sabem desta informação, mas a capital piauiense ostenta com muito orgulho o título de ser referência na área educacional. Teresina é a capital com a melhor educação pública do país, segundo o último relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Os 06 melhores bairros para morar em Teresina possuem ensino de qualidade tanto na rede pública, quanto nos centros educacionais particulares dos níveis médio e superior, as ofertas atraem pessoas de outras regiões que buscam aprendizado de excelente nível.

Em resumo, no quesito educação, a cidade se orgulha de ser considerada uma das potências do país
.
Outra peculiaridade de Teresina é a sua vocação como de inteligência. Segundo dados do ranking Connected Smart Cities 2021, Teresina ficou em 5º lugar nas áreas de Tecnologia e Inovação.

A segurança é uma questão relevante quando pesquisamos os 10 melhores bairros para morar em Teresina, de acordo com o IPEA, a capital é a terceira mais segura do Brasil, ficando atrás apenas de Natal e Palmas.

 

Veja também:

 

Cultura, tradição e lazer em Teresina

Habitar os 10 melhores bairros de Teresina significa estar bem servido de opções de diversão com boa cobertura de cinemas, restaurantes, bares e hotéis.

A gastronomia típica da região merece menção honrosa pelo equilíbrio de sabores. Uma mistura saborosa de farinha, carne de sol batida no pilão, coentro e pedaços de banana da terra é a base da paçoca ? prato tradicional da culinária piauiense que em nada lembra o doce de amendoim homônimo.

Os sabores do Piauí incluem composições ricas de proteínas e carboidratos como o famoso prato Maria Izabel a base de arroz cozido e carne de sol.

Se o seu desejo for de viajar e respirar ares mais frescos, uma visita para explorar o litoral piauiense pode ser uma boa pedida. Na divisa com o Ceará fica a charmosa praia de Barra Grande que encanta os amantes da prática do kitesurf, o paraíso fica distante a aproximadamente 300 km da capital.

 

Conheça os 10 melhores bairros para morar em Teresina

Fátima: O bairro da Zona Leste é famoso por concentrar as melhores opções de rede de serviços como shopping, hipermercados e academias. A Avenida Nossa Senhora de Fátima, a principal do bairro, concentra a rota gastronômica da cidade.

Jóquei: O distrito registra números superlativos como os maiores índice de desenvolvimento humano (IDH) e concentração de renda do estado piauiense segundo dados da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Teresina. Totalmente verticalizado, com prédios residenciais e comerciais, o lugar sedia ótimos bares e restaurantes.

São Cristóvão: De perfil mais classe média, o nome do distrito presta homenagem a um santo da Igreja Católica. Um dos bairros mais calmos e seguros para se morar tem perfil residencial, porém, com uma rede estruturada de serviços e um centro comercial completo.

Ininga: Também situado na zona leste, o bairro de viés universitário é totalmente impactado pela Universidade Federal do Piauí, a instituição de ensino mais importante da região.

Ilhotas: Primeiro bairro a se verticalizar em Teresina, o Ilhotas está situado às margens do rio Poti. A sua principal vantagem é estar cravado junto de muita natureza, o que ajuda a reduzir o calor intenso da cidade. Construído e área militar, o bairro chama a atenção por conta do prédio residenciais e comerciais, de ótimo padrão, além de abrigar o Parque Ambiental Ilhotas.

Socorro: O bairro é muito procurado por professores e universitários pelo fato do distrito também sediar um outro campus da Universidade Federal do Piauí.

 

Morada do Sol: Localizada na Zona Leste, a localidade tem perfil mais diversificado, a sua criação se deu ao redor do conjunto habitacional Morada do Sol, a Caixa Econômica Federal é a responsável pela construção de outras casas presentes na região.

 

Noivos: Bairro tranquilo que atende quem deseja morar, mas também que deseja fazer turismo de negócios em Teresina. O local está perto do Teresina Shopping, do Rio Poti e outras redes de serviços da região.

Horto: Uma das melhores localizações, da zona leste, uma das vantagens de morar no bairro que é bem verticalizado é a possibilidade de estar em contato com a natureza por meio das ruas quase todas muito arborizadas.

 

Santa Isabel: O loteamento que deu origem ao bairro era um dos maiores de Teresina e pertencia à família de dona Isabel Tajra, que dá nome ao distrito. Também localizado na badalada zona leste, a área nobre da cidade, o local concentra ótimas ofertas de serviços.

 

 

Venha conhecer imóveis em Teresina!

O sonho de morar bem, em Teresina, você realiza aqui na Zuk! Agora que você já conhece os melhores bairros da cidade, é hora de buscar as oportunidades, em leilão, cravadas na capital piauiense.

Vale reforçar a pesquisa que atenda ao seu perfil e objetivos, assim você consegue planejar com tranquilidade a aquisição de seu imóvel nos melhores bairros de Teresina.

Com o leilão de imóveis online da Zukerman e seus mais de 35 anos de experiência, é possível encontrar apostas certeiras e obter uma negociação ágil e transparente.

Além de conferir as melhores ofertas na plataforma, você conta com uma equipe especializada para orientá-lo em toda sua jornada de compra - da pesquisa ao pós-venda!

 

Gostou da seleção? Aproveite para se cadastrar e se habilitar em nossa plataforma para encontrar os melhores oportunidades de Leilões de Imóveis Teresina

  •  
  •  

 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: