São Luís:10 melhores bairros para morar na capital maranhense

Conheça os 10 melhores bairros para morar em São Luís, a capital maranhense agrega Centro Histórico declarado como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco

São Luís:10 melhores bairros para morar na capital maranhense

Acapital do Maranhão é a única cidade da nação que foi fundada por franceses em 1612. Portanto, os 10 melhores bairros para morar em São Luís estão em território peculiar e ainda, hoje, com forte presença da herança da colonização portuguesa.

Nesse sentido, as fachadas dos casarões do Centro Histórico, de São Luís, receberam revestimentos que vieram de Portugal. Desse modo, a Ilha do Amor, como é carinhosamente chamado o município, tem a maior coleção de azulejos da América Latina.

A região central de São Luís foi declarada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1997. Portanto, morar nos 10 melhores bairros, em São Luís, é ter acesso ao estilo arquitetônico lusitano dos séculos 18 e 19, com acesso às ruas estreitas, vielas, becos, praças e casarios.

De acordo com dados do IBGE, a capital maranhense é o município mais populoso do estado com 1 108 975 de habitantes e ainda desfruta o título de 3.º melhor IDH entre as capitais nordestinas. Se você escolher os 10 melhores bairros para morar em São Luís, saiba que os índices econômicos destacados se devem à forte atuação industrial.

A presença de grandes empresas e corporações, bem como, a posição estratégica do litoral de São Luís movimenta o comércio exterior do país via Porto Itaqui.

Morar nos 10 melhores bairros de São Luís também é ter acesso à região metropolitana e conhecer as raízes de Alcântara.


Neste território, temos 110 comunidades quilombolas, tendo sido oficializado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em 2008.

Em resumo, as dunas do Parque dos Lençóis Maranhenses, também é outro ponto turístico atraente para quem deseja fugir da capital e explorar a natureza de lugares paradisíacos como Atins.

Uma radiografia sobre os 10 melhores bairros para morar em São Luís

A cultura maranhense é um mix das influências, europeia, africana e indígena. Portanto, ao morar nos 10 melhores bairros de São Luís, saiba que a cidade tem a tradição religiosa do Tambor de Mina, culto afro-brasileiro que se aproxima do candomblé.

Outra manifestação folclórica importante é o Bumba-meu-boi. Desde o século 18, a festa ocorre nos meses de junho e julho e homenageia santos populares como Santo Antônio e São João. O enredo resgata uma história típica das relações sociais durante o Brasil-Colônia.

Se você é amante de ritmos dançantes, uma das características dos melhores bairros para morar em São Luís é o gosto pelo reggae. O ritmo jamaicano na Ilha do Amor  ? como a cidade é chamada carinhosamente  ? é dançado de corpo colado, tal como no forró pé de serra.

Por fim, a culinária é outro capítulo que merece destaque. Pratos como o arroz de cuxá ? a base de folha de vinagreira e camarão seco ?, a peixada maranhense e a caranguejada, acompanhados do famoso guaraná Jesus, fazem parte da rota gastronômica maranhense.

 

Em resumo, morar nos 10 melhores bairros de São Luís, dá a possibilidade de conhecer as lagoas e as dunas de Atins, uma vila de pescadores do Parque dos Lençóis Maranhenses, o principal santuário ecológico do estado.

Veja também:

 

Morar em Belém: Conheça os 5 bairros mais interessantes da cidade

Cidades do Acre: Conheça as melhores para morar
Paraíba: Conheça as melhores cidades para morar
Saiba Tudo Sobre Leilões de Imóveis

 

Confira abaixo os 10 melhores bairros para morar em São Luís

São Marcos: O distrito possui boa rede de infraestrutura com academias, supermercados, hospitais e shoppings. Outro diferencial do é a facilidade para chegar à praia de São Marcos, muito frequentada por surfistas.

Renascença: Com características de bairro novo, o local concentra a área corporativa de São Luís. Além do perfil empresarial, o combo de renda e educação, acima da média do distrito, posiciona o perímetro debruçado para o Lago Jansen, como um dos mais desenvolvidos da cidade, segundo dados do Pnud.

Veja também: Leilão de Imóveis Renascença - São Luís / MA

Araçagy: Uma das regiões mais privilegiadas da cidade, tem praia tranquila com o mesmo nome. A localidade tem ótima infraestrutura como o colégio Marista e a unidade do Sesi, sem contar as pousadas, hotéis e restaurantes.

Ponta D'areia: A região é tranquila para quem busca equilibrar a natureza com estrutura urbana. A lagoa Jansen, um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade, rouba a cena nas imediações com empreendimentos imobiliários que exploram a vista para o mar.

Calhau: A sugestão é certeira para quem deseja morar em um bairro famoso por concentrar as melhores praias de São Luís. Ele combina a rusticidade da natureza, além da boa rede de serviços como bares, restaurantes e quiosques, com direito a um pit stop revigorante para uma água de coco após a caminhada na orla.

Ponta do Farol: Apesar da vocação turística ? ele concentra a maior parte da rede hoteleira 5 estrelas de São Luís ? o entorno tem estrutura para morar confortavelmente, e tem bons restaurantes e bares para quem gosta de dar uma esticadinha à noite.

Jardim Eldorado: Reduto da classe média alta, ele é composto por mansões e condomínios fechados. Com escolas, academias, farmácias e supermercados, o bairro tem ligação com as avenidas Daniel de La Touché e São Luís Rei de França.

Cohab Anil: O conglomerado nasceu originalmente como projeto da Companhia de Habitação do Maranhão. Diferente de outros estados, em São Luís, o conjunto de moradias não fica na periferia e sim próximo à avenida Jerônimo de Albuquerque, uma das mais importantes da capital, com acesso a comércio, escolas e ao shopping Rio Anil.

Cohama: O nome do bairro é uma abreviação de Cooperativa Habitacional do Maranhão. Com terminal de ônibus, farmácias, supermercados e acesso às praias, o local concentra casas de excelente padrão com acesso à avenida Daniel de La Touché.

Cohafuma: Como diz o próprio nome, o bairro era destinado à moradia dos funcionários da Universidade Federal do Maranhão. Além da ótima infraestrutura de serviços, ele fica perto da avenida Jerônimo de Albuquerque, onde está concentrado o comércio da região.

Seu imóvel em São Luís está aqui!

Os 10 melhores bairros de São Luís reúnem tudo aquilo que as pessoas buscam: modernidade e tranquilidade! Agora, é hora de preparar a mudança e encontrar os melhores imóveis na região que desejar! É preciso encontrar uma casa que atenda às suas necessidades e esteja bem localizada!

Para ganhar tempo e ainda encontrar excelentes ofertas, os  são excelentes alternativas. A Zuk tem mais de 35 anos de experiência e, além das melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua jornada de compra - da pesquisa ao pós-venda!

O que achou da lista? Pretende morar na capital maranhense? Aproveite para se cadastrar em nossa plataforma.

 

 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: