Rondônia: Conheça 05 melhores cidades para morar

Deseja morar na região Norte? Fique por dentro das melhores cidades para morar em Rondônia

Rondônia: Conheça 05 melhores cidades para morar

Em primeiro lugar, Rondônia é o único estado nascido fruto de um acordo, o Tratado de Petrópolis. Neste acordo, ficou estabelecido junto ao governo boliviano que o Brasil ficaria com as terras do Acre em troca da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

Além disso, o estado antes Território Federal do Guaporé, em 1956, foi renomeado como Rondônia em homenagem ao marechal Cândido Rondon. Desse modo, as 05 melhores cidades para morar em Rondônia estão dentro de um território situado na região Norte, originado dos estados do Amazonas e do Mato Grosso.

Nesse sentido, a pavimentação dessa ferrovia atraiu trabalhadores de outras regiões, e de países vizinhos, os operários chegaram para trabalhar na obra e lá permaneceram.
Ou seja, Rondônia foi organizada a partir de ciclos econômicos como os da borracha e da mineração.

Posteriormente, o desenvolvimento regional se deu pelo fato dela não depender de um rio, mas sim da rodovia BR-364, a porta de entrada para acessar a selva amazônica. Apenas, no ano de 1982, a localidade, que faz divisa com a Bolívia, foi elevada à categoria de unidade federativa da nação.

Nesse sentido, o território composto por 52 municípios é o terceiro mais populoso da Região Norte com 1.796.460, dados estimados pelo IBGE. No entanto, apenas três distritos rondonienses concentram mais de 100 mil habitantes. São eles: Porto Velho, com 511 219, Ji-Paraná, com 131 560 e Ariquemes com 105 896.

Em resumo, a população rondoniense é uma das mais diversificadas do nosso país, baseada em migrantes que partiram de diferentes lugares como Paraná, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Ceará.

 

Por que morar em Rondônia?

Primeiramente, trata-se do terceiro estado mais rico da Região Norte e responsável por movimentar 11% do PIB local. Apesar de ser um estado jovem, as 05 melhores cidades para morar em Rondônia estão em território que tem recebido avanços, ele é o quinto, no ranking de melhor Índice de Desenvolvimento Humano da região.

Em outras palavras, Rondônia apresenta a menor incidência de pobreza entres os seus vizinhos. Outro dado a ser considerado, por exemplo, é que o local também concentra a maior proporção de veículos por habitantes.

Ainda assim, ao eleger as 05 melhores cidade do estado de Rondônia para morar, saiba que o município apoia políticas públicas que rendem riqueza e dados positivos como a 2ª melhor distribuição de renda e o 4º menor índice de desemprego de todo o Brasil.

Em síntese, se você decidir fixar residência na localidade, tenha a certeza, que estará dentro de uma atmosfera plural, por conta do mosaico de diversas culturas, reflexo direto do processo de migração presente no estado.

Veja também:

 

Conheça as 5 melhores cidades de Rondônia

Porto Velho: Situada à direita do Rio Madeira, de clima quente e úmido, concentra a maior parte da população, cerca de 519 mil habitantes, segundo o do IBGE. Devido a investimentos de infraestrutura como hidrelétricas e instituições de ensino, o município ? com baixa taxa de desemprego ? é um dos locais em que a economia mais cresce no Brasil.

Ji-Paraná: A localidade a 378 km de Porto Velho recebe a alcunha carinhosa de "Coração da Amazônia". A área tem uma ilha, nesse formato, das confluências dos rios Machado e Urupá e posição central no mapa geográfico do estado. Além disso, a estabilidade financeira e a farta sugestões de lazer faz com que a cidade seja uma das mais procuradas para morar na região.

Cacoal: Reconhecida como capital do café, ela concentra no agronegócio a sua principal fonte de geração de renda. Sendo assim, o município lidera o ranking na produção do grão. Ainda no setor de estrutural, o aeroporto local ajudou no desenvolvimento da cidade. Também abriga o campus da Universidade Federal de Rondônia, além de ser referência em gastronomia e no turismo de negócios e lazer.

Ouro Preto do Oeste: Em princípio, a localização (distante a cerca de 330 km de Porto Velho) é ideal para quem busca morar em áreas arborizadas e em conexão direta junto à natureza. Do mesmo modo, a primeira estância turística tem os arredores salpicados por vegetação e paisagens de diferentes espécies. Ou seja, se você curte uma atmosfera arejada, cachoeiras e esportes de lazer, de certo, é uma boa pedida habitar na cidade.

Vilhena: A pecuária de corte é a que move a atividade econômica da localidade distante a 700 km da capital. Em franca expansão, a cidade conta com aeroporto e atendimento de voos diários. Em resumo, o polo de serviços bem nutrido por 37 hospitais, 6 bancos e 21 instituições educacionais, é uma sugestão acertada para quem busca morar com qualidade de vida na natureza. 

 

Sobre a Zuk:

A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por oferecer grandes descontos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue comprar seu imóvel no Leilão de Imóveis

Para garantir uma boa oferta no terreno que você está buscando, também é essencial contar com o apoio de uma empresa parceira. A Zuk tem mais de 35 anos de experiência na área e, além de ter as melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua jornada de compra, do cadastro ao pós-venda!

 

 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: