Zukerman | Leilões de Imóveis em todo o Brasil
Busca
Busca
Busca
Menu
Decoração
12/11/2020 | Por Zukerman Leilões

Decoração montessoriana para ambientação de quarto de bebê

O método montessori tem inspirado o trabalho de muitos profissionais. Descubra como isso tem transformado os projetos para quarto de bebê.
Destaque

Como deixar o quarto de bebê lindo com a decoração montessoriana

Alguma vez você já ouviu falar sobre o método Montessori? Se não conhece, vai se encantar. Trata-se do fruto de uma pesquisa científica na área médica, mas que está orientando também a decoração de ambientes infantis - prática chamada de "decoração montessoriana".

Neste texto, vamos falar especificamente em como isso orienta as propostas para ambientes infantis, incluindo quarto de bebê.

Como surgiu o método montessoriano?

O método montessoriano foi gerado a partir dos estudos de uma médica italiana chamada Maria Montessori.

Ela identificou quais os aspectos nos espaços construídos que poderiam interferir na autonomia, liberdade e desenvolvimento - incluindo físico, social e psicológico - das crianças. Num primeiro momento, isso passou a orientar os profissionais na área da medicina. Depois, da pedagogia. E, agora, da arquitetura e do design de interiores.

De acordo com Maria, todos os detalhes destes ambientes devem ser rigorosamente revisados - incluindo seus materiais, texturas e cores. Aparentemente, há um grande potencial educativo escondido em cada peça.

Tudo pode ajudar na evolução e no aprendizado infantil. Mas isto deveria ser um guia, não uma imposição aos pequenos. Na verdade, é com base nas preferências e necessidades deles que o design deve se basear.

Quais as características de uma decoração montessoriana?

Imagine o que pode ser estimulante para uma criança. Em resumo, é nisto que se baseia a decoração montessoriana. Uma de suas principais características é manter o máximo de coisas ao alcance das crianças, bem ao nível dos seus olhos.

Entram nesta lista, brinquedos, livrinhos de histórias, quadrinhos com figuras animadas, painéis de pintura e mais.

Muitos dos itens mobiliários da decoração também devem ter suas medidas e formas adaptadas ao conceito - um dos elementos que mais se destaca nesta linha é a cama.

Outra característica destes ambientes seria as várias zonas funcionais prevista em layout justamente direcionadas a esta questão educativa. Por exemplo, cantinho da leitura, cantinho da música, cantinho da pintura, cantinho dos jogos, e mais.

Geralmente, é deixado um espaço livre de objetos no centro do cômodo, incentivando as crianças a darem passos, brincarem e se divertirem.

Ao redor, as paredes são enfeitadas com papéis, adesivos e quadrinhos, remetendo ao mundo infantil. Há muita cor e imagens de coisas que vão ajudar os pequenos a construir a sua primeira imagem do mundo exterior, além de instigar a sua imaginação e criatividade.

Como seria um quarto de criança montessoriano?

Por fim, chegamos ao ponto que descobrimos como seria a decoração de um quarto infantil montessoriano. Bem, podemos dizer que a peça mobiliária mais importante deste tipo de composição costuma ser a cama - ou, no caso dos quartos de bebês, o berço.

Este móvel costuma apresentar um design bem diferente e até polêmico, com o colchão mais perto do nível do piso.

Enquanto são bebês, as crianças vão ter menos objetos no quarto - talvez um guarda-roupa, uma cômoda-trocador e uma poltrona de amamentação. Mas, mais tarde, já na fase de engatinhar, é interessante colocar em seu quarto outras coisas mais, como por exemplo: espelhos de acrílico, murais de pintura, mini cozinhas de brincar, móbiles, luminárias de bolinhas, tapetes felpudos, cadeirinhas de balanço e até plantinhas.

Decorações montessorianas para quarto de criança costumam ser bem coloridas - na dose certa. Ao mesmo tempo, elas parecem delicadas - leves ao olhar.

Sem que percebamos, cada elemento vai transmitir uma mensagem alegre e otimista - incluindo bichinhos de pelúcia, bonecas, carrinhos e mais. A atmosfera parece descontraída, acolhedora e confortável. Há bastante movimento, cor; e tudo parece um convite à diversão.

Inspire-se nessas dicas para criar um lindo quarto montessoriano para o seu filho ou filhos. Escolha um tema que lhe agrade. Nesta fase inicial de vida da criança, são os pais que definem o estilo da decoração de quarto.

O ambiente pode combinar com o restante da casa ou ter um estilo próprio - como rústico, escandinavo, místico, exótico e outros -, só adapte tudo aos ensinamentos montessorianos, não esqueça disto!

Essas dicas de decoração montessoriana foram criadas pela equipe Viva Decora.

Tags:

Blog Zukerman
Leilão de imóveis

Para desmistificar os leilões e trazer novidades na área, a Zukerman criou este blog oferecendo dicas, informações, notícias, oportunidades, curiosidades e diversos conteúdos sobre os leilões e seus processos.

Mas não será apenas sobre leilões! Aqui é o espaço em que você também pode encontrar boas dicas sobre decoração, lugares, entre outras informações relevantes que irão ajudá-lo em seu dia a dia!

PUBLICAÇÕES POPULARES


PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

VER POST COMPLETO
Como participar de um leilão de imóveis online?
Como participar de um leilão de imóveis online?
01/10/2018
VER POST COMPLETO
Cidades da Bahia: Conheça os melhores lugares para morar
Cidades da Bahia: Conheça os melhores lugares para morar
31/03/2021
VER POST COMPLETO
Bairros de Salvador: Conheça os melhores para morar.
Bairros de Salvador: Conheça os melhores para morar.
25/03/2021
  • Central de Atendimento
  • Telefone: 3003-0677
  • Endereço
  • Avenida Angélica, 1.996 - 6º andar
  • São Paulo/SP - CEP: 01228-200
  • Para assuntos relacionados a LGPD
  • utilize nossa Central de Atendimento
Logotipo Tribunal de Justiça de São Paulo
Site homologado pelo tribunal de justiça de SP
[C] 1985 - 2021 - Zukerman Leilões
Todos os direitos reservados
WhatsApp