Cidades do Maranhão: Conheça 5 melhores cidades para morar

Procurando Cidades no Maranhão? Então confira a lista que separamos com os 5 melhores cidades maranhenses.

Cidades do Maranhão: Conheça 5 melhores cidades para morar

Quem pensa em viver no Nordeste costuma elencar capitais e cidades dos estados mais próximos do centro-sul do país. Contudo, as cidades do Maranhão podem ser igualmente interessantes e proporcionar excelentes oportunidades a seus moradores.

O estado está localizado entre as regiões Norte e Nordeste do país, fazendo fronteira com outras três unidades da federação: Pará, Tocantins e Piauí. Além disso, o Oceano Atlântico circunda seu território na parte norte, proporcionando 640 quilômetros de litoral (a segunda maior extensão do Brasil).

Maranhão também possui particularidades históricas em relação a outros estados brasileiros. Uma das capitanias hereditárias na colonização portuguesa, o local teve a presença de franceses que buscavam colonizar terras na região na virada do século 16 para o 17.

Houve ainda ocupação de holandeses por cerca de dois anos no século 17, mas foram igualmente expulsos pelos portugueses. Essa diversidade na formação histórica e social trouxe grande influência na cultura e nos costumes maranhenses até hoje.

A região também foi uma das economias mais desenvolvidas do país até o século 19, com foco na produção de algodão. Entretanto, a queda na exportação da matéria-prima após a Guerra Civil dos Estados Unidos fez o estado entrar em declínio nos anos seguintes.

Por que viver em algumas Cidades do Maranhão?

As cidades do Maranhão voltaram a registrar bons indicadores socioeconômicos a partir da segunda metade do século 20. Hoje, o estado se destaca em diferentes setores, como a indústria de transformação de alumínio (com grandes siderúrgicas em seu território), no setor agropecuário e na pesca.

Essa combinação traz ótimas oportunidades indiretas para outros setores. Com o porto de São Luís, é possível escoar a produção industrial da região para a Europa e América do Norte. Maranhão também é o maior produtor de pescado artesanal do país, o que ajuda a impulsionar o turismo e a gastronomia.

Dessa forma, o estado é um dos que mais crescem no país. Dados do IBGE de 2019, por exemplo, indicam o quarto maior crescimento de seu PIB (Produto Interno Bruto), com 5,3%, muito acima da média nacional de 1,3%.

Veja também:

As melhores cidades do Maranhão para viver

São Luís: fundada por franceses e colonizada por portugueses, a capital São Luís é uma das melhores cidades do Nordeste para viver atualmente, com o terceiro melhor IDH entre as capitais da região. Com forte presença de indústrias e litoral estratégico, possui grande infraestrutura para seus habitantes.

 

Imperatriz: é a segunda maior cidade do estado e está localizada às margens do Rio Tocantins. Além disso, é considerada importante polo comercial e energético da região, atraindo empresas de diferentes setores. Por esse motivo, mostra grande crescimento nas últimas décadas, oferecendo boas condições a seus moradores.

São José de Ribamar: é o local preferido para quem deseja combinar belezas naturais com turismo religioso. A cidade integra a região metropolitana de São Luís e possui importantes pontos, como o Museu dos Ex-votos e a Igreja de São José do Ribamar. Por conta do fluxo de turistas, oferece ótima infraestrutura de comércio e serviços

Açailândia: conhecida como a "Cidade Progresso", Açailândia é um importante polo agroindustrial não só do Maranhão, como de toda a região Nordeste. A siderurgia é o principal ramo econômico, permitindo que o município cresça e estruture uma ampla rede de comércio e serviços.

Porto Franco: é a opção mais adequada para quem quer tranquilidade e qualidade de vida. Com pouco mais de 23 mil habitantes, possui um dos melhores IDH do estado e um dos melhores distritos industriais da região. Com fama de cidade acolhedora, costuma atrair visitantes de diversos estados em suas festas de rua.

Sobre a Zuk

A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por oferecer grandes descontos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue comprar seu imóvel no Leilão de imóveis

Para garantir uma boa oferta no imóvel que você está buscando, é essencial contar com o apoio de uma empresa parceira. Para isso, confira o leilão de imóveis da Zuk, empresa com mais de 35 anos de experiência na área que, além de ter as melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao fechamento do negócio!

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: