Bairros de Porto Alegre: 5 Melhores para Viver

Procurando um novo lugar para morar? Então confira a lista que separamos com os 5 melhores bairros de Porto Alegre.

Bairros de Porto Alegre: 5 Melhores para Viver

Tranquilidade, ótima estrutura urbana e diversas opções de lazer, cultura e gastronomia. Os melhores bairros de Porto Alegre proporcionam isso - e muito mais - a seus moradores. Viver na capital gaúcha é praticamente sinônimo de qualidade de vida, bem-estar e conforto - o que faz ser um dos destinos preferidos para quem quer mudar de vida.

A Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a listar Porto Alegre como a principal metrópole em qualidade de vida do Brasil em três oportunidades distintas. Além disso, os baixos índices de analfabetismo e a presença de importantes polos de ensino superior a colocam como referência em educação e ciência no Brasil.

POA, como é carinhosamente conhecida, também é referência de gestão pública, com um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de Orçamento Participativo do país. A ponto de ser um dos 40 melhores modelos de gestão pública democrática - novamente de acordo com a ONU.

Lutar pelos seus direitos é uma tradição histórica de seus moradores. Foi em Porto Alegre que se deflagrou a Revolução Farroupilha, um confronto bélico no século 19 que opôs Rio Grande do Sul ao Império Brasileiro, culminando na criação da República Rio-Grandense entre 1836 e 1845.

Por conta disso, morar em Porto Alegre também é sinônimo de intercâmbio cultural. Além de conhecer um pedaço importante da história do Brasil, a cidade tem forte influência de imigrantes, principalmente alemães e italianos, que foram fundamentais para o crescimento e consolidação da cidade no século 19.

O que você precisa saber antes de se mudar para Bairros de Porto Alegre?

Quem resolve viver em uma capital precisa saber que, evidentemente, há prós e contras. Os melhores bairros de Porto Alegre, por exemplo, não estão imunes de alguns problemas típicos de grandes cidades, como trânsito mais lento em horas de pico. Contudo, as vantagens compensam qualquer dissabor.

 

Um estudo da consultoria Macroplan divulgado em 2017 a partir de dados entre 2004 e 2015 mostra que Porto Alegre está entre as dez melhores capitais para viver no Brasil, com índices positivos em saneamento e sustentabilidade.

Além disso, a cidade fechou 2019 com o segundo menor índice de desemprego entre as capitais estaduais do país, com 7,1% de desocupação, segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE.

Veja também: Cidades do Rio Grande do Sul: Conheça as 5 Melhores para Morar

 

Os cinco melhores bairros de Porto Alegre

Centro histórico: Ainda que as residências dividam o espaço com prédios comerciais, morar no Centro Histórico de Porto Alegre é estar no coração da cidade e ter à disposição uma completa infraestrutura com hospitais e transporte público, além de opções culturais como museus, teatros e pontos turísticos.

Moinhos de Vento: É um dos bairros mais nobres da capital gaúcha - e um dos mais desejados. O local se destaca pelos imóveis de alto padrão, combinando construções modernas com casarões mais antigos. A infraestrutura está entre as melhores da cidade, e os habitantes também ficam próximos do parque homônimo que atrai diversas famílias.

Vila Assunção: Localizado na Zona Sul, o bairro está localizado ao lado do Rio Guaíba (que, na verdade, é um lago). Dessa forma, é bem arborizado, com parques e praças, e conta com boa estrutura urbana, incluindo opções de lazer, de consumo e culturais. É o reduto de quem busca tranquilidade e um contato maior com a natureza.

Rio Branco: Também na região central, o bairro era conhecido anteriormente como Colônia Africana e é um dos mais antigos e tradicionais de Porto Alegre. A arquitetura do local combina casas antigas revitalizadas com prédios modernos. Em ótima localização, o morador consegue se deslocar rapidamente e pode usufruir de estrutura completa com bares, supermercados, hospitais e escolas.

Cidade Baixa: É a principal opção de jovens e estudantes, por ser próximo ao campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das mais importantes do país, e por ser um bairro boêmio, com diversas opções de cafés, bares e restaurantes. Possui ótima estrutura, incluindo transporte público e ciclovia, e conta com intensa vida noturna.

Sobre a Zuk

A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por oferecer grandes descontos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue comprar seu imóvel no leilão de imóvel em nossa plataforma.

Para garantir uma boa oferta no imóvel que você está buscando, é essencial contar com o apoio de uma empresa parceira. Para isso, confira o leilão de imóveis da Zuk, empresa com mais de 35 anos de experiência na área e que além de ter as melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao pós-venda!

 

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: