Zukerman | Leilões de Imóveis em todo o Brasil
Busca
Busca
Busca
Menu
Lugares
16/12/2021 | Por Zukerman Leilões

Amazonas: Conheça as 10 melhores cidades para morar no estado da Região Norte

Destaque

Se você tem interesse em morar nas 10 melhores cidades do Amazonas é necessário se despir do olhar estrangeiro, ou até mesmo preconceituoso, de que irá conviver com animais selvagens no quintal de casa.

Situado dentro do maior estado brasileiro, com 1,6 de km² de extensão, o território pode ser uma opção certeira para quem pretende desfrutar de uma experiência ímpar e estar integrado em meio às florestas, matas e rios.

Vale ressaltar que a comunidade científica internacional mantém os olhos voltados para as riquezas naturais da Floresta Amazônica. De lá nascem as pesquisas de espécies florais que podem virar vacinas e remédios para a cura de doenças em geral.

As 10 melhores cidades para morar no Amazonas estão baseadas em distrito amplo, do ponto de vista territorial, porém, o estado é composto por apenas 62 municípios. Destes, somente Manaus, Parintins e Itacoatirara contam com mais de 100 mil habitantes.

Chega a ser curiosa a disparidade entre as concentrações demográficas das cidades mais populosas do estado amazônico. Nesse sentido, Manaus concentra 2.219.580, Parintins 115.366 e Itacoatiara 102.701 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

 

Por que morar no Amazonas?


Vontade de estar conectado à natureza? Ou simplesmente o desejo de levar um estilo de vida menos acelerado?

Independente de seu objetivo, ao eleger as 10 melhores para morar no Amazonas, você estará mergulhado em região plural com geografia diversa que tem a maior rede hidrográfica da nação.

O estado do Amazonas está localizado na porção noroeste da nação e faz fronteira com Roraima, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além de também estar na divisa de três países sul-americanos, são eles: Venezuela, Colômbia e Peru.

Se o seu objetivo é fixar residência no Amazonas é importante ficar atento ao período das cheias dos rios que ocorre entre os meses dezembro e maio.

Agora na época de junho a novembro, quando as águas descem, ocorre um fenômeno chamado de vazante.

Ao habitat no Amazonas, a adaptação a esses eventos climáticos acaba sendo natural uma vez que eles são bem frequentes na Região Norte.

Em resumo, ao eleger as 10 melhores cidades para morar no Amazonas você precisa dedicar atenção aos protocolos de vacinas, a imunização em dia evita doenças como febre amarela, hepatite e tétano.

Veja também:


Economia e infraestrutura no Amazonas


A capital Manaus é a principal cidade amazonense e concentra o polo industrial do estado com mais de 600 indústrias de diversos setores, entre eles, eletrodomésticos, automotiva, bebidas e equipamentos, que corresponde a quase 30 % da composição do PIB.

Criada em 1967, no regime militar, a Zona Franca de Manaus surgiu com o intuito de viabilizar a base econômica da região amazônica.

O grande núcleo econômico está subdividido em três áreas: comercial, industrial e agropecuário. As grandes empresas geram faturamentos bilionários, além de mais de meio milhão de empregos (direto e indiretos) que impactam diretamente nas finanças da localidade.

A agropecuária representa 8% do PIB com destaques para produtos como lavouras, arroz, laranja e milho entre outros produtos. Sem contar que 10% do PIB amazonense está devotado à exploração de madeira, látex, açaí, castanha-do-pará.

Também está em alta a agroecologia (uso sustentável da floresta) um exemplo são os frutos da Amazônia, transformados em cremes potencializados pela indústria cosmética.

As 10 melhores para morar no Amazonas são pouco fartas na questão de infraestrutura. O transporte por meio dos rios é o mais utilizado no Amazonas.

Para se ter uma ideia do alto fluxo, o local é servido por cinco terminais hidroviários e é comum as pessoas terem um barco para os deslocamentos.

O aeroporto internacional de Manaus, o maior do estado, é o terceiro em movimentação de carga do país. Só fica atrás dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos no estado de São Paulo. O Amazonas também é servido pelos aeroportos de Tabatinga, Coari e Parintins.


Atividades culturais e culinária no Amazonas


De acordo como o último censo do IBGE, as 10 melhores cidades para morar no Amazonas estão localizadas em terras indígenas, são 65 grupos fixados na localidade, desse modo, o Amazonas concentra a maior população indígena do país.

O mix cultural dos povos originários junto à colonização europeia está presente até hoje em terras amazônicas. O Teatro Amazonas, em Manaus, é um valioso patrimônio arquitetônico regional.


Quem disse que não tem música erudita no Amazonas? Uma das gratas surpresas para quem aprecia o estilo é apreciar a Amazonas Filarmônica, reconhecida como uma das mais atuantes orquestras brasileiras.

Composta por 44 músicos, a sua criação, em setembro de 1997, foi essencial para enriquecer a política de formação artística do Amazonas.

Desse modo, as atividades diversas são muito comuns, na localidade, em festas como o Festival Amazonas de Ópera.

Mas o que rouba mesmo a cena e faz muito sucesso, até mesmo internacionalmente, é o badalado Festival Folclórico de Parintins, uma espécie de carnaval com música e dança que ocorre na última semana de junho, na cidade homônima.

A base da gastronomia regional está em raízes e frutos que fazem sucesso na alta gastronomia brasileira e gringa. Cupuaçu, açaí, guaraná, pupunha, cupuaçu, castanha entre outras iguarias são algumas estrelas que brilham no cardápio amazonense.


Veja a seleção com as 10 principais cidades para morar no Amazonas.


Manaus: Cravada no coração da Floresta Amazônica, a capital do estado é a principal cidade do Amazonas e concentra o centro econômico da região Norte do país.

Veja também: Leilão de Imóveis Manaus / AM

Parintins: Localizada a 369 km de Manaus, a cidade é famosa por sediar o Festival Folclórico de Parintins. Já foi citada em estudo da universidade Harvard, com o Índice de Progresso Social (IPS), como uma das melhores cidades em qualidade de vida.

Veja também: Leilão de Imóveis Parintins / AM

Tabatinga: Situada no meio da selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões, faz fronteira com a Colômbia e o Peru. Sua temperatura oscila entre 25° C e 32° C e o distrito tem um aeroporto internacional, que facilita a logística para o transporte aéreo da região.

Veja também: Leilão de Imóveis Tabatinga / AM

Manacapuru: Conhecida como a Princesinha do Solimões, ela é considerada o segundo município mais populoso da grande Manaus a 157 km de distância da capital.

Veja também: Leilão de Imóveis Manacapuru / AM
 
Itapiranga: Com nome indígena que significa ?pedra vermelha?, o município na área metropolitana de Manaus, é conhecido pelo turismo religioso. De acordo com relatos, de fiéis católicos, ocorreu por lá em 1994, a aparição de Nossa Senhora do Rosário e da Paz.

Veja também: Leilão de Imóveis Itapiranga / AM

Tefé: Está a 523 km da capital amazonense Manaus e geograficamente no centro da região amazônica internacional. O distrito faz conexão com cidades colombianas como Letícia, Bogotá e Iquitos, além dos municípios da Amazônia peruana.

Veja também: Leilão de Imóveis Tefé / AM

Itacoatiara: Distante a 269 km de Manaus, uma das cidades mais antigas do estado teve a avenida principal inspirada no layout inspirado da Champs Elysées, a famosa avenida parisiense. Um dos polos voltados ao turismo e negócios, o município sedia o badalado Festival da Canção de Itacoatiara.

Veja também: Leilão de Imóveis Itacoatiara / AM

Apuí: Situado na rodovia Transamazônica, a localidade se destaca devido ao potencial agropecuário e a sua extensão florestal. O local também leva fama pelas Cachoeiras do Paredão, Seringueira, Monte Cristo, Véu de Noiva entre outras atraentes para o ecoturismo na região.

Veja também: Leilão de Imóveis Apuí / AM

Coari: Localizado no rio Solimões entre o Lago de Mamiá e o Lago de Coari. É conhecida por ser produtora de banana, mas não apenas isso. A cidade também produz petróleo e gás natural e trabalha em projeto de construção de gasoduto para escoar o produto em Manaus.

Veja também: Leilão de Imóveis Coari / AM

Silves: Conhecida pela forte herança ancestral indígena, a cidade a 333 km fica na chamada zona metropolitana de Manaus. Quem chega às margens da cidade se depara com a praia grande e o jardim frontal, feito com hibiscos, papoulas e outras flores da região.

Veja também: Leilão de Imóveis Silves / AM

 

O seu imóvel no Amazonas está aqui!

 A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por oferecer grandes descontos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue comprar seu imóvel no Leilão de Imóveis Amazonas - AM

Para garantir uma boa oferta de imóvel que você esteja buscando, também é essencial contar com o apoio de uma empresa parceira. A Zukerman Leilões tem mais de 35 anos de experiência na área e, além de ter as melhores sugestões, temos uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao pós-venda!

 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Tags:

Blog Zukerman
Leilão de imóveis

Para desmistificar os leilões e trazer novidades na área, a Zukerman criou este blog oferecendo dicas, informações, notícias, oportunidades, curiosidades e diversos conteúdos sobre os leilões e seus processos.

Mas não será apenas sobre leilões! Aqui é o espaço em que você também pode encontrar boas dicas sobre decoração, lugares, entre outras informações relevantes que irão ajudá-lo em seu dia a dia!

PUBLICAÇÕES POPULARES


PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

VER POST COMPLETO
Saiba Tudo Sobre Leilões de Imóveis
Saiba Tudo Sobre Leilões de Imóveis
01/10/2018
VER POST COMPLETO
Vai comprar um imóvel? Conheça quatro vantagens do leilão
Vai comprar um imóvel? Conheça quatro vantagens do leilão
01/10/2018
VER POST COMPLETO
Quer pagar como? Conheça os Tipos de Pagamentos de Leilão de Imóveis
Quer pagar como? Conheça os Tipos de Pagamentos de Leilão de Imóveis
19/07/2019
  • Central de Atendimento
  • Telefone: 3003-0677
  • Endereço
  • Avenida Angélica, 1.996 - 6º andar
  • São Paulo/SP - CEP: 01228-200
  • Para assuntos relacionados a LGPD
  • utilize nossa Central de Atendimento
Todos os direitos reservados
[C] 1985 - 2022 - Zukerman Leilões
WhatsApp